O Jamón Serrano

24/07/11 O Jamón Serrano

A palavra “jamón” (pronuncia-se “ramon”) significa presunto. O uso deste vocábulo espanhol, associado à palavra “serrano”, remete à origem do produto.

Em tempos passados ele era curado ao ar das serras espanholas, ambientes hoje substituídos por salas com temperatura e umidade controladas.
A produção do Jamón Serrano ainda hoje ocorre na Espanha, onde os suínos são criados em confinamento. Eles se alimentam de cereais e de pasto natural, por isso têm menor infiltração de gordura em sua carne. O abate ocorre em um tempo entre os dezoito e os vinte meses de idade. E o processo de cura é íntegro, ou seja, a salga ocorre ao natural, sem injeção, apenas cobrindo os pernis por um período médio de dez dias, lentamente, o que permite a quebra de moléculas de gordura e proteína. A maturação ocorre entre dez e dezoito meses, para permitir uma desidratação intensa e progressiva da carne, tornando-a tenra e macia.

NA FEIRA DE VINHOS
Uma nova degustação do Jamón Serrano acontecerá na 5ª Feira de Vinhos de Sorocaba, a se realizar no próximo seis de agosto. Vale aproveitar o serviço do especialista contratado para o corte da peça, justamente para garantir maior prazer ao paladar.
A harmonização com os vinhos da Feira será uma experiência e uma descoberta individuais, um bom termo para a troca de impressões sensoriais entre os visitantes, bem a propósito do evento.

UMA IMPORTAÇÃO DA CERATTI
O Jamón Serrano é importado pela Ceratti, que já o ofereceu em degustação no Real Café & Bistrô em julho do ano passado. Chiquinho, apelido carinhoso de Abelardo Lima da Silva, foi um dos especialistas da Ceratti que esteve em Sorocaba para demonstrar sua habilidade no corte deste presunto curado. Ele orgulha-se de realizar esse trabalho desde que o primeiro presunto ibérico chegou ao Brasil, nos anos 70.
Com esses intercâmbios culturais gas- tronômicos  os sorocabanos têm ao seu alcance a possibilidade de introduzir na sua alimentação inúmeras combinações possíveis com um dos mais tradicionais ingredientes da cozinha espanhola. E esta edição da revista Bem-Estar Real traz várias sugestões. É testar e aprovar!

AÇÃO SOCIAL
A partir deste mês, a Ceratti destinará 2% do faturamento obtido com suas vendas na Padaria Real ao Lar Criança Feliz, uma entidade dedicada ao abrigo e à proteção de crianças que estão sob a tutela da Justiça, estabelecida em Salto de Pirapora. Contribua você também. E aceite o convite de conhecer melhor esse trabalho social: www.larcriancafeliz.com.br